NOVENA DE NATAL 2017

NOVENA DE NATAL 2017

Minha árvore de Natal

Quisera Senhor, neste Natal, montar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos. Aqueles que estão perto e os que vivem longe, os antigos e recentes, aqueles que encontro todos os dias e também os que, raramente, vejo.

Quero igualmente colocar nos galhos verdes imaginários os amigos sempre lembrados, os que, às vezes, ficam esquecidos, os constantes e os que não saem do meu pensamento.

Ficarão também no lado esquerdo do meu peito, no arbusto natalino, os amigos das horas difíceis e das horas alegres, os que, sem querer eu magoei e os que, sem querer, me magoaram. Amigos que me devem pouco e aqueles há muito eu devo.

Amigos jovens, idosos, ricos, pobres, humildes e importantes estarão entre as folhas da árvore de Natal no meu coração. Os que me admiram e estimam e os que eu amo e admiro.

Quisera Senhor, neste Natal, plantar uma árvore de raízes profundas, para que os nomes desses amigos nunca sejam arrancados da minha vida! Uma árvore com os nomes de todos, que passaram pela minha vida! Enfim, Senhor, uma árvore de sombra muito agradável, para que meus amigos façam parte de um repouso, no meio das lutas diárias de nossas vidas.

 

CASAS ONDE ACONTECRÃO OS ENCONTROS:

 

1º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

2º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

3º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

4º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

5º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

6º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

7º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

8º ENCONTRO Casa de__________________às_______horas

ENCERRAMENTO DA NOVENA

Casa de _____________________________às _______horas

 

APRESENTAÇÃO

Este livro é uma versão popular sob a responsabilidade da PASCOM (Pastoral da Comunicação). Trata-se de uma coletânea de oito encontros e uma celebração de encerramento, originários da contribuição de várias pessoas de cada uma das pastorais da paróquia.

Nosso objetivo é fornecer um material numa linguagem popular para as pequenas comunidades, grupos de reflexão e oração, círculos bíblicos, catequese, juventude, famílias, as diversas pastorais, movimentos e serviços.

Neste ano vamos destacar a importância de Maria na História da Salvação, em uma nova evangelização com o ardor missionário que surge a partir da Liturgia e do compromisso batismal.

No desenrolar das reflexões de cada encontro, os participantes serão convidados a mergulhar na vida de Maria e de tantas mulheres lutadoras do Reino. Assim poderemos saborear um pouco da riqueza espiritual das nossas comunidades e conhecer a força transformadora da nossa fé.

Na oração, meditação e reflexão, os grupos que usarem este livreto encontrarão uma forma eficaz de preparar o coração para o Natal do Senhor.

Sob a proteção da Santíssima Trindade, a melhor comunidade e as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, nos seus 300 anos de evangelização, coloquemo-nos com nossos corações ao alto e os pés no chão da vida dos pobres.

Recados às comunidades

Para apresentar melhor o conteúdo deste subsidio da Novena de Natal, e principalmente para estudar, rezar e orar durante o Advento, são apresentadas algumas dicas para os animadores e animadoras das comunidades:

Antes do tempo de começar os encontros nas casas, os animadores devem estudar juntos em grupos mais próximos o conteúdo de cada encontro deste livro da Novena de Natal.

No dia dos encontros nas casas, animar as famílias para preparar o local com a Bíblia, flores, velas e outros símbolos que estiverem sendo solicitado para o dia estabelecido.

ATENÇÃO PARA ESTES DETALHES:

  • Todos devem levar suas Bíblias para os encontros.
  • Usar desenhos, cartazes, teatro, sempre que achar conveniente.
  • Os articuladores de cada comunidade devem preparar junto com os animadores as leituras, cantos, proclamação da Palavra, usando criatividade e aproveitando os talentos dos participantes.
  • Logo atrás da capa do livreto segue os dados das pequenas comunidades da paróquia, com os nomes de cada uma, o bairro, os animadores e os telefones para contato.

A Bíblia é um livro feito em mutirão. Muitas pessoas da Paróquia Santo Antonio e Nossa Senhora Aparecida, de Itatiba,, também em mutirão, ajudaram a escrever estes encontros. Contamos com a contribuição das seguintes Pastorais:

1º encontro: Pastoral da Criança, Bazar e IAM,

2º encontro: Catequese, Pastoral da Saúde e Liga Católica,

3º encontro: Cebs, Comunicação, Coroinhas e Mãe Rainha,

4º encontro: Ministros, Juventude e Pastorais da Escuta e Idoso.

5º encontro: Batismo, Pastoral do Surdo e Pastoral da Limpeza  

6º encontro: Terço dos Homens, RCC e Pastoral Familiar

7º encontro: Maranatha, Dignidade Humana e Dízimo,

8º encontro: Música, Apostolado e  Grupo da Dor sem Nome,

9º encontro: Pastoralistas e articuladores.

A todos, o nosso muito obrigado! Um feliz Natal e um ano cheio de bênçãos e prosperidade.    PASCOM.

 

1º ENCONTRO= MARIA MOSTRA-NOS JESUS:   “ROSTO HUMANO DE DEUS” (FILIPENSES 2,6-11)

  • PREPARAR O AMBIENTE:

No chão, colocar a colcha de retalhos e sobre ela a Bíblia, Vela, Flores, quadro do Padroeiro, Fotos de pessoas conhecidas para que possamos ver o olhar de Jesus o “Rosto Humano de Deus”, no olhar do Irmão.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

è Orientação para o  ANIMADOR:

O animador irá mostrar as fotos e perguntar se as pessoas conhecem os fotografados. Através desta dinâmica iremos refletir o olhar de Jesus contido em cada rosto de nossos irmãos.

è Depois disto o  ANIMADOR faz as perguntas abaixo, deixando um espaço entre elas para que duas pessoas respondam

Do que Jesus abriu mão?

O outro vem primeiro que Eu?

èDepois das respostas continua abaixo o LEITOR 1

LEITOR 1: Assim como Jesus, abriu mão de seu Privilegio, sejamos simples, olhando os nossos irmãos como semelhantes e, além disso, que possamos ver a Bondade a Caridade e as Dificuldades de cada um, e que possamos ser como Cristo, que se Deixou levar à Cruz para Remissão de nossos pecados.

  • ACOLHIDA DA FAMÍLIA

UMA PESSOA DA CASA: Irmãos e Irmãs, Boa noite! Sejam bem vindos a nossa casa. Que através do olhar de cada um aqui presente, possamos sentir o Amor de Jesus Cristo, que pela misericórdia de Deus o enviou até nós.

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Estamos Reunidos em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

TODOS: Amém! Senhor Obrigado pela oportunidade de vermos nestes rostos aqui presentes o olhar de Seu Filho Jesus. Ele nos demonstrou tão grande Amor em todos os momentos da sua vida. Passando por diversos momentos difíceis, lembramos o seu Nascimento em um pequeno estábulo ao lado de animais sem nenhum luxo. Recordamos de Maria, mulher simples, escolhida assim como José seu esposo, descendente de Davi, para assumirem a missão de acompanhar Jesus, o “Rosto Humano de Deus”.   Pai Nosso…  Ave Maria…

MÚSICA

Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé

E por filho me adotou. Às vezes eu paro e fico a pensar. E sem perceber, me vejo a rezar. E meu coração se põe a cantar pra Vigem de Nazaré. Menina que Deus amou e escolheu pra mãe de Jesus, o Filho de Deus. Maria que o povo inteiro elegeu

Senhora e Mãe do Céu Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus! (bis)  Maria que eu quero bem, Maria do puro amor. Igual a você, ninguém. Mãe pura do meu Senhor Em cada mulher que a terra criou um traço de Deus Maria deixou. Um sonho de Mãe Maria plantou pro mundo encontrar a paz. Maria que fez o Cristo falar

Maria que fez Jesus caminhar. Maria que só viveu pra seu Deus

Maria do povo meu

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

ANIMADOR: Irmãs e irmãos queridos! Que bom que nos encontramos mais uma vez, para juntos rezar e celebrar este tempo do Advento. Já nos colocamos a caminho para receber o Menino Jesus em nosso meio. Cremos que Ele é nosso Salvador e Redentor, por isso junto vamos professar a nossa fé.

TODOS: Creio em Deus Pai todo Poderoso…

LEITOR 1: Maria, que possamos tê-la como exemplo, para que sempre dediquemos parte de nosso tempo em falar do amor de Jesus, que veio de seu ventre através do Espírito Santo para ser luz e espelho de humildade e Solidariedade.

TODOS: Jesus, que possamos sempre olhar o mundo como o Senhor olhou e estarmos à disposição daqueles que mais precisam.

LEITOR 2: Jesus, nos mostre como devemos entender aqueles, que nos ofendem e que possamos, apesar das nossas diferenças, encontrarmos no seu Amor o desapego das coisas humanas.

TODOS: Jesus, que possamos sempre olhar o mundo como o Senhor olhou e estarmos à disposição daqueles que mais precisam.

LEITOR 3: Deus Pai todo Poderoso dai-nos Força, pois, assim como Jesus foi forte, para suportar tanta indiferença, dor, desigualdade, nós também teremos para suportar as dificuldades deste mundo em que vivemos.

TODOS: Jesus, que possamos sempre olhar o mundo como o Senhor olhou e estarmos à disposição daqueles que mais precisam.

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

MÚSICA

Toda palavra de vida é Palavra de Deus. Toda ação de liberdade é a Divindade agindo entre nós. É a Divindade agindo entre nós.

 

Boa nova em nossa vida, Jesus semeou. O Evangelho em nosso peito é prova de amor. (bis)

Todo grito por justiça que sobe do chão. É clamor e profecia que Deus pronuncia para a conversão. Que Deus pronuncia para a conversão. Aleluia, aleluia! Bendita Palavra que faz libertar (bis)

LEITOR 1: FILIPENSES 2,6-11

  • PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

ANIMADOR: Vamos apresentar algumas perguntas que nos ajudarão na reflexão.

  • Como nós podemos ter Jesus Cristo como exemplo de vida?
  • O que devemos fazer para superarmos o individualismo?
  • Como podemos exaltar Jesus Cristo, o Filho de Deus?

Espontaneamente cada pessoa pode compartilhar o que entendeu da leitura. Depois de algumas partilhas, segue abaixo

ANIMADOR: O hino de Filipenses que ouvimos tem dois movimentos. O primeiro é de cima para baixo, que fala do esvaziamento de Jesus.

MULHER: É como uma escada com vários degraus. Jesus não se apegou à sua igualdade com Deus, mas esvaziou-se, tornando-se servo, semelhante aos homens. Humilde, fez-se obediente até a morte de cruz.

HOMEM: Para Jesus não há outra forma de revelar o projeto de Deus a não ser esvaziando-se daquelas realidades humanas: posição social e fama e, o que é mais precioso, a própria vida.

JOVEM: O preço da encarnação foi a cruz. E as Cartas de Paulo narram exatamente o Evangelho – Boa Nova – de um crucificado.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

MULHER: Que o Nascimento de Jesus Cristo, que celebramos nesta novena de Natal, dê-nos força e sabedoria para podermos seguir os seus ensinamentos.

HOMEM: Que possamos deixar a vaidade o egoísmo de lado e  termos nosso olhar voltado um pouco mais para os necessitados. Que nossos políticos sejam tocados pelo Espírito Santo e possam ser mais solidários e humanos assim como Jesus o foi.

JOVEM: Senhor dê-nos o discernimento para escolhermos as coisas de Deus e que possamos dividir o que temos, ainda que também nós sejamos parte dos excluídos pela sociedade.

CRIANÇA: Que possamos falar com nossos amigos do Amor de Jesus, e também levá-lo para nossas casas. Que o Filho de Deus faça morada em nossas famílias.

  • ORAÇÃO FINAL

ANIMADOR: Deus, nos faça seguir os passos de Jesus, sendo obedientes, ouvindo mais as necessidades dos outros, sendo mais solidários, orando pelo sofrimento do próximo, e que possamos fazer Sacrifícios por aqueles que ainda não o Conhecem.

TODOS: PAI NOSSO…   AVE MARIA…

  • BENÇÃO FINAL

ANIMADOR: Estivemos aqui Reunidos em Nome do Pai do Filho e do Espirito Santo.

TODOS: Amém! Voltaremos para nossas casas nos sentindo renovados pelo Amor de Deus. O amor de Deus o enxergamos através do olhar iluminado do seu Filho Jesus Cristo. Amém. Pai Nosso…

MÚSICA

Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá. Emanuel, Deus conosco. Vem ao nosso mundo, vem! 1- Ouve, ó Pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhes tens!

 

2º ENCONTRO – MARIA CAMINHA CONOSCO E TRAZ JESUS: ROSTO DIVINO DE HOMEM (Mt 25,35-36)

  • PREPARAR O AMBIENTE:

Para este encontro destacamos alguns itens que acreditamos ter um grande significado: a colcha de retalho e sobre ela a Vela, o Vaso de Flor, o Espelho, o Quadro do Padroeiro e a Bíblia.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 ANIMADOR: Há muitas coisas boas e certas que fazemos, mas que nem por isso nos aproximam de Jesus. O que fazer para acertar o encontro com Jesus? Devemos seguir o exemplo do SIM de Maria para termos um verdadeiro encontro com o Filho de Deus, que nos mostra o rosto divino do homem.

LEITOR 1: Alguém aqui saberia nos dizer o que significa ser irmão ou o que significa tornar-se igual?

è    ESPERAR ALGUMAS PARTILHAS

        Depois segue abaixo

LEITOR 2: Você já teve a experiência de ser acolhida, acolhido como irmão ou irmã  por alguém que não seja de sua família?

è    ESPERAR ALGUMAS PARTILHAS

        Depois segue abaixo

 ANIMADOR: No encontro de hoje iremos entender o que significa nos olhar no espelho.

  • ACOLHIDA DA FAMÍLIA

Uma pessoa da Casa: Estamos acostumados a viver em um mundo em que as pessoas agem na expectativa da reciprocidade, ou seja, sempre querem algo em troca. Contudo, somos cristãos e, assim sendo, temos que viver no amor fraterno, justo e misericordioso, que jamais espera recompensa. Como irmãos e irmãs que vivem o amor gratuito, cumprimentemos uns aos outros desejando a paz e, enquanto acontece,  cantemos…

MÚSICA

Uma entre todas foi à escolhida/ Fostes tu, Maria, a serva preferida./ Mãe do meu Senhor / Mãe do meu salvador

Maria, cheia de graça e consolo. / Venha caminhar com teu povo / Nossa mãe sempre será (Bis)

Roga pelos pecadores desta Terra / Roga pelo povo que teu Deus espera / Mãe do meu Senhor mãe do meu salvador.

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Juntos, invoquemos a Santíssima Trindade e clamemos para que o Espírito Santo de Deus nos dê discernimento para reconhecer Maria caminhando conosco e nos revelando Jesus, o rosto divino do homem.

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: Você reconheceria Jesus hoje? Deixemos que Maria nos revele o rosto de Jesus. Não é necessário que o nome dela seja citado em todo o Evangelho para sabermos que ali ela está. Nos momentos cruciais de Jesus, ela se faz presente.

Leitor 1: Eu estava faminto e quando você me alimentou?

TODOS: – Nós não o alimentamos, mas formamos grupos para discutir a fome mundial.

Leitor 2:  Eu fiquei preso e quando você foi me visitar?

TODOS: Nós não fomos lhe visitar, mas ficamos rezando pela sua libertação.

Leitor 3: Eu estava nu e quando você me vestiu?

TODOS: Nós não o vestimos, mas debatemos a moralidade da sua aparência.

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

MÚSICA

Aleluia, aleluia, aleluia…

Leitor 1: Iremos ler o evangelho de Lucas (Lc 1, 26-38).

è após a leitura segue abaixo

 

 ANIMADOR: ”Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Palavras muito simples de Maria, mas que atraem responsabilidade. A Mãe de Jesus é a depositária dos desígnios de Deus. O Salvador entra no tempo do mundo por meio do SIM daquela mulher simples, que se coloca como serva para ser protagonista da graça que Deus quer manifestar para a humanidade.

PARTILHA = Após cada pergunta esperar algumas partilhas

Leitor 2: Em que momento você sentiu a necessidade em dizer o seu SIM?

Leitor 3: Uma coisa é certa, Deus está conosco! Como Jesus se manifesta na sua vida?

Leitor 1: A partir do momento que o Espírito Santo toma posse da sua vida, assim como fez com Maria, qual é a sua atitude diante dos seus irmãos? = após as respostas

ANIMADOR: Juntos, vamos rezar a oração da Salve Rainha para que possamos firmar nossa partilha e ser dignos das graças de Cristo

TODOS: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia…

 PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Alguém proclama o Evangelho de João 2, 1-11

APROFUNDAMENTO

Leitor 2: O Casal de Caná da Galiléia representa a humanidade. Maria está ali para compreender a angustia e solucionar os problemas. Ela não é Deus, mas é a mãe do filho de Deus, é a intercessora junto ao mediador.

Leitor 3: A palavra “vinho”, usada na leitura significa para nós aquilo que nos falta. Maria sabe o que nos falta.

TODOS: Ela olha nos olhos de seu Filho e mostra para ele as nossas necessidades, que atende os seus pedidos. Ave Maria, cheia…

  • PRECES COMUNITÁRIAS

 ANIMADOR: Vamos fazer as nossas Preces

HOMENS – Dá-me Senhor um coração nobre, vigilante e reto.

TODOS: Senhor, escuta a nossa prece.

MULHERES Que nenhuma  dificuldade abale o meu coração.

TODOS: Senhor, escuta a nossa prece.

Seguem algumas preces espontâneas

  • DINÂMICA DO ESPELHO

 ANIMADOR: .Peço que tome o espelho nas mãos e mostre para o seu irmão ao lado e diga em voz alta EU VEJO EM VOCÊ JESUS, O ROSTO DIVINO DO HOMEM

ANIMADOR:  O espelho comum nos faz ver o rosto humano. O espelho da fé mostra que somos a imagem e semelhança de Deus.

JOVEM – Concede-me Senhor vontade de buscar-te sempre.

TODOS: Senhor escutai a nossa prece.

  • CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

ANIMADOR: Agora retornaremos ao início do nosso encontro. Após termos partilhado os momentos em que Maria nos apresentou Jesus, veja onde você reconhece o rosto divino do homem.

TODOS: Vamos retomar as perguntas do início e ver se as respostas podem ser enriquecidas por nossas reflexões.

Após cada pergunta, deixar que algumas pessoas partilhem

Leitor 1:  Alguém saberia nos dizer o que significa ser irmão ou o que significa tornar-se igual?

Leitor 2: Você já teve a experiência de ser acolhida, acolhido como irmão, irmã por alguém que não seja de sua família?

DEPOIS DA PARTILHA SEGUE A MÚSICA ABAIXO

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão. Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir esfriando minha cabeça e esquentando meu coração Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo o momento. Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti Ilumina minhas trevas com Tua luz.

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo. Jesus, o Filho da Rainha. Jesus, rosto divino do homem. Jesus, rosto humano de Deus.

Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor. Triste, abatido, precisando de amor. Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração Então sinto o céu dentro de mim Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu Senhor Comungo, pois preciso de ti

Quando faltei à missa, eu fugia de mim e de Ti. Mas agora eu voltei, por favor, aceita-me.

3º ENCONTRO= Maria acenda em nossos corações o amor e a solidariedade  Lucas 1,39-56

  • PREPARAR O AMBIENTE:

Estender no chão a colcha de retalhos e sobre ela colocar a Bíblia, Vela, Flores, e a imagem de Nossa Senhora.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 ANIMADOR: Nosso coração se enche de alegria, neste Advento, por estarmos juntos nos preparando para a sua chegada. Vem Senhor Jesus celebrar o Natal conosco. Vamos cantar:

MÚSICA

  • Deus chama a gente pra um momento novo / De caminhar junto com o Seu povo./ É hora de transformar o que não dá mais / Sozinho, isolado, ninguém é capaz.

Por isso vem entra na roda com a gente também,

Você é muito importante. Por isso vem…

  • Não é possível crer que tudo é fácil / Há muita força que produz a morte / Gerando dor, tristeza e desolação. / É necessário unir o cordão. Por isso vem…
  • A força que hoje faz brotar a vida / Habita em nós pela sua graça. É ele quem nos convida pra trabalhar, O amor repartir e as forças juntar.  Por isso vem…
  • ACOLHIDA DA FAMILIA

UMA PESSOA DA CASA:  Boa noite! Sejam bem vindos a nossa casa. Assim como Maria visitou Isabel, nós agradecemos pela visita de todos ao nosso lar para celebrarmos o 3º encontro.

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Prezados irmãos, hoje celebramos o 3º dia da nossa novena de Natal. Sempre aprendemos que a fé sem obras não vale nada, é morta. Hoje veremos que quando estamos dispostos a dizer o nosso sim, não existirão mais barreiras. Nós, em nome de Jesus Cristo, somos capazes de grandes obras e de total doação a uma causa. Com sentimento de disponibilidade invoquemos a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;

TODOS: Amém.

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: Deus exalta a humildade de Maria, de tal modo que todas as gerações tem a obrigação de chamar a Mãe de Deus de BEM – AVENTURADA, ou seja, SANTA.

LEITOR 1: Ao descrever a visita de Maria a Isabel, Lucas quer mostrar a Mãe de Jesus como modelo de solidariedade, da comunidade fiel que atende a todos os irmãos necessitados.

TODOS: Queremos ser todos os dias mais fiéis a Deus e misericordiosos com nossos irmãos. Pai nosso, que estais nos céus…

LEITOR 2: O serviço de Maria a Deus se concretiza no serviço aos irmãos e irmãs necessitadas.

TODOS: Queremos ser todos os dias mais fiéis a Deus e misericordiosos com nossos irmãos. Ave Maria, cheia de graça…

LEITOR 3: Descrevendo a visita de Maria a Isabel, Lucas ensina como as pequenas comunidades devem fazer para transformar a visita de Deus em serviço aos irmãos e irmãs.

TODOS: Queremos ser todos os dias mais fiéis a Deus e misericordiosos com nossos irmãos.  Glória ao Pai…

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

LEITOR 3: LUCAS 1,39-56

REFLETINDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS è Dar um espaço entre as perguntas. Duas respostas é o suficiente. Tomar cuidado para que as elas não sejam longas.

LEITOR 1:. O que aprendemos com a atitude de MARIA de ir ao encontro de Isabel?

LEITOR 2:. Por que a prática da caridade é fundamental para nossa salvação?

LEITOR 3:. Qual é a importância de Isabel para a história da salvação?

  • PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

HOMEM: Vamos ouvir a história de uma senhora que recorda um fato de sua infância. A atitude de seus pais moldou a sua vida para a prática da caridade.

MULHER: Na manhã de Natal, quando eu descia as escadas, na ponta dos pés, para ver os presentes que ganhei, sabia de antemão que me aguardava um dever a cumprir. Até onde consigo me lembrar, faziam-me escolher um dos presentes que me pertenciam, e eu própria ia levá-lo a algum menino pobre da vizinhança.

UMA JOVEM: Minha mãe me ensinara a por de lado, entre os presentes, o que mais me agradasse. Não me deixavam dar brinquedos velhos, de que eu já me cansara. No próprio dia de Natal, faziam-me abrir mão do que eu mais desejasse para mim. Horas mais tarde, ao ver, nos braços de um menino pobre, meu urso de pelúcia, eu me sentia feliz com o gesto da partilha.

MENINA CRIANÇA: Era este o sentimento que minha mãe tentara despertar em mim. Ela não poderia dar-me melhor presente que o de ensinar-me a conhecer o sofrimento alheio – percebendo, ao mesmo tempo, que a alegria de partilhar os bens que nos couberem é maior que a ventura de possuí-los.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

 ANIMADOR: Espontaneamente cada pessoa lê um item!

  1. Rezemos para que a Igreja realize, através destes acontecimentos divinos celebrados, um verdadeiro caminho da vida.
  2. Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre. As primeiras testemunhas deste divino evento são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a glória do Céu. Por isso vos pedimos!

TODOS: Queremos viver os mesmos sentimentos de Jesus e recuperar as coisas simples da vida. Pai nosso, que …

ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR:: Façamos sempre um bom discernimento para escolhermos os meios pastorais adequados para ajudar as famílias a enfrentar os desafios atuais. Para que isso aconteça, nós dizemos com fé:

TODOS: Queremos viver os mesmos sentimentos de Jesus e recuperar as coisas simples da vida. Pai nosso, que …

LEITOR 1: Senhor, o teu Natal se aproxima.  Depositamos diante da tua manjedoura todos os nossos sonhos, todas as nossas alegrias, nossa esperança e nossas lagrimas que estão contidas em nossos corações. Por isso dizemos com fé:

TODOS: Queremos viver os mesmos sentimentos de Jesus e recuperar as coisas simples. Pai nosso, que …

 ANIMADOR: O encontro de hoje nos ensinou uma grande lição: devemos praticar a caridade. São Lucas nos ensina que a atenção ao pobre é um dos critérios de salvação. Ao chegarmos aos nossos lares, nos esforcemos pela prática da caridade no relacionamento com os nossos familiares e com toda a humanidade. Para termos força nesta tarefa devemos todos os dias renovar a nossa fé, como faremos agora:

TODOS:: Creio em Deus Pai Todo Poderoso…

 ANIMADOR: Rezemos a oração que Jesus nos ensinou e em seguida louvemos Maria.

TODOS: Pai Nosso…      Ave Maria…

 ANIMADOR: Deus criou a cada um de nós para sermos sua imagem e semelhança. Por isso temos uma dignidade. Também somos livres e responsáveis, colaboradores de Deus neste mundo. Somos sinais e presenças de Deus. A pessoa humana é um ser que se faz e se realiza completamente em Jesus.

  • BENÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Mandai Senhor operários à vossa Igreja. Jesus Cristo, Vós que estais à direita do Pai, sempre vivo intercedendo por nós, pedi ao Criador que distribua com largueza no coração de muitos jovens, crianças e adultos o precioso dom da vocação missionária.

TODOS: Que por meu testemunho e palavra, vida e trabalho, muitas pessoas se despertem para o vosso serviço. E todos aqueles em quem o Pai colocou o dom da Vocação, vivam-na com amor e dedicação.  Pai nosso, que estais nos céus…  Amém

MÚSICA

Virá o dia em que todos, ao levantar a vista,/ veremos nesta terra reinar a liberdade. (Bis)

  1. Minh ‘alma engrandece o Deus libertador,/ se alegra o meu espírito/ em Deus, meu Salvador./ Pois Ele se lembrou do seu povo oprimido/ e fez de sua serva/ a mãe dos esquecidos.
  2. Imenso é seu amor,/ sem fim é sua bondade,/ pra todos que na terra/ o seguem na humildade!/ Bem forte é nosso Deus/ levanta o seu braço,/ espalha os soberbos,/ destrói todos os males.
  3. Louvemos o nosso Pai,/ Deus da libertação,/ que acaba com a injustiça,/ miséria e opressão!/ Louvemos nos irmãos que lutam com valia/ fermentando a História pra ver o grande dia.

 4º ENCONTRO = JESUS É O CAMINHO:  E MARIA AJUDA A GUIAR NOSSOS PASSOS LUCAS 2,8-20

  • PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Estender no chão a colcha de retalhos e, sobre ela,  colocar candelabro (ou castiçal), velas, Bíblia aberta no Evangelho do Encontro, vaso de flores e imagem do Menino de Jesus ou um pequeno presépio e o quadro do padroeiro da pequena comunidade.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES:

 ANIMADOR: Boa noite a todos! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

TODOS: Amém!

 ANIMADOR: Que, neste 4º encontro da nossa Novena de Natal, a Santíssima Trindade esteja presente entre nós e nos proporcione uma noite de reflexão e encontro com o nosso eu mais profundo e com nossos semelhantes, a fim de que possamos conduzir o rumo da nossa vida no caminho da paz do Senhor.

  • ACOLHIDA DA FAMÍLIA:

Alguém da casa: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem vindos ao 4º dia da novena de Natal. Já nos colocamos a caminho para receber o menino Jesus, nosso Salvador e Redentor.

ANIMADOR: Eu sou a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade. Espírito Santo, com a vossa luz guiai este mundo para o Amor do Pai e apaziguai os corações dilacerados pelas discórdias nas relações humanas.

  • ORAÇÃO INICIAL:

LEITOR 1: “Maria passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos”. Ela vai abrindo portas e portões,  abrindo casas e corações.

 ANIMADOR: A Mãe vai à frente e os filhos, protegidos, seguem seus passos. Maria, passa na frente e resolve tudo aquilo que não podemos resolver. Pedimos a ela com confiança:

TODOS: Mãe cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando nossos corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições. Tira Teus filhos da perdição! Ave Maria…

LEITOR 2: Maria, Tu és Mãe e também a porteira que abre o caminho entre o céu e a terra. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu Te peço: Passa na frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de Ti.

TODOS: Ninguém é decepcionado depois de haver-Te invocado e pedido a Tua proteção. Só Tu, com o poder de Teu Filho, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!”. Ave Maria…

CAMINHOS QUE TRILHAREMOS NO ENCONTRO DE HOJE:

 ANIMADOR:   Hoje, seremos convidados a refletir sobre a importância de Maria, mãe de Jesus Cristo e padroeira da nossa Igreja.

Por isso, na acolhida da família, a (o) Senhor (a) __________ leu uma oração dedicada ao Filho de Deus e, na oração inicial, lemos uma oração dedicada à mãe de Cristo.

TODOS: Devemos abrir nossos corações e permitir que nele entre Maria, pedindo que ela guie nossos pensamentos, nossas ideias e sonhos, nossas ações sempre no caminho do bem e do amor que, na essência, é o caminho de Seu Filho Jesus. Ave Maria, cheia…

Leitor 1: Cristo é o único Salvador do mundo. Levados pela mão de Maria, devemos chegar com toda certeza a Ele, que é a nossa verdadeira paz e felicidade.

TODOS: Conhecemos Jesus por meio de Maria, e por ela somos chamados a participar da vida Dele. Sabemos muito bem que nossa oração, em si mesma, vale muito pouco. Mas, se a colocamos nas mãos suplicantes de Maria e em seu coração, ela adquire um valor inestimável e é abençoada por Deus. Salve Rainha, Mãe…

Leitor 2: A honra tributada a Maria conduz naturalmente à adoração de seu divino Filho e nos leva pela mão ao divino Rei.

TODOS: A intercessão de Maria revela ao mundo, com grande esplendor, o rosto do Redentor, tanto a quem já o viu, quando a quem ainda não o conhece. Essa é a missão da Mãe: trazer a Luz de Jesus Cristo ao mundo. Ave Maria, cheia de graça…

Leitor 3: Tudo nos leva a Maria. Ela é, antes de tudo, o canal da graça que vem para nós lá do Céu. Jesus é esta graça, Ele é a verdade e o caminho para conseguir abundância de bens e dons extraordinários.

TODOS: Conhecer Cristo e dele nos tornar irmãos por meio de Maria é uma graça imensa. Que sorte e que felicidade tem o cristão que aprende esta verdade.

OUVINDO A PALAVRA DE DEUS:

Leitor 3: Vamos ouvir o Evangelho de Lucas 2,8-20 – Após a leitura

 ANIMADOR:   Refletiremos sobre a importância de Maria, enquanto mãe de Jesus, na preparação do Seu nascimento. Queremos, com isso, mostrar a todos a importância da família e da mãe no período que antecede o nascimento de uma criança. Todo ser humano que vem para este mundo traz a marca de Deus dentro de si.

TODOS: Devemos sempre compreender que as dificuldades da vida nos exercitam e nos tornam fortes, se sempre tivermos o exemplo de Jesus ao nosso lado, pois ele viveu muitas dificuldades.

Leitor 1: Eu vim ao mundo numa noite fria e eis que nasci em uma pobre manjedoura, pois não havia lugar para mim na hospedaria. Mesmo diante das circunstâncias que o mundo me ofereceu, recebi um profundo amor de Maria e José, meus pais, que antes do meu nascimento prepararam a minha chegada.

Leitor 2: O tempo foi passando e fui crescendo em sabedoria e humildade, e fiz a minha opção em buscar realizar a vontade do Pai. Em virtude desta minha escolha, vieram muitas coisas boas. Realizei curas, milagres, prodígios.

TODOS: Com isso, muitas pessoas mudaram de vida, se converteram, passaram a crer em Deus e suas vidas se modificaram.

Leitor 3: Mas, também, ao aceitar os planos do Criador em minha história, apareceram as dificuldades, tribulações e sofrimentos que me levaram à morte na cruz.

Leitor 1: Apesar de tudo o que passei, se fosse necessário, faria tudo novamente. Pois o Pai jamais me abandonou, e me ensinou que o significado do amor está em dar a vida por amor ao próximo, e é perdendo que se chega à eternidade.

TODOS: E esta é a Santa história que se comemora todo ano, recordando o Menino Deus que veio salvar o que estava perdido. E todos nós podemos nos tomar instrumentos para o resgate de pessoas, acolhendo as palavras de Jesus e deixando que Ele entre em nossos corações.

PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS:

ANIMADOR: Natal é a festa da esperança. O presépio nos mostra a importância da família na vida de cada um de nós.

Leitor 2: Os ensinamentos que recebemos através da novena do Natal influencia a nossa vida no dia a dia.

Leitor 3: Assim, acolhemos Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, que não se colocou superior, mas que ensinou com humildade, igualdade e fraternidade a vivermos o Natal todos os dias do ano.

TODOS: Que Jesus, através de sua mãe, Maria, esteja presente no seio da nossa família e em nosso coração, conduzindo nossas palavras, nossos sentimentos e nossas ações no melhor caminho: o caminho do respeito a nós mesmos e ao outro; o caminho da coragem para suportar as dificuldades da vida e superá-las sempre obedecendo aos ensinamentos da Santa Igreja.  Pai Nosso…

MULHER: Nós, os batizados, devemos ser missionários e evangelizadores. Que possamos cumprir nossa missão, jogando lenha na fogueira do amor para aquecer as faíscas da esperança, tornando-a mais vívida, para que nossa vida seja sempre como o Natal do Senhor!

HOMEM: Ali, na cruz, a Trindade Santíssima nos oferece uma lição: Jesus poderia ter desanimado e desistido de salvar a humanidade; poderia ter deixado de acreditar no ser humano.

TODOS: O Pai poderia escolher um caminho mais fácil para fazer seu Filho vir ao mundo. Mas o Espírito Santo identificou o Filho com o ser humano, e Jesus amou a humanidade apaixonadamente a ponto de assumir as dores de todos os homens e mulheres.

JOVEM: O Deus da esperança sabia e sabe que o amor podia e pode vencer sempre. Quando o Natal chegar, reabasteça o teu coração a ponto de assumir nas próprias dores e nas do próximo os riscos de todas as dores. Somente um Coração cheio da esperança que vem de Jesus faz com que todas as dores tenham sentido.

CRIANÇA: Lembra-te disto, que é muito importante: alimentar a esperança é assegurar a possibilidade de reacender a nossa fé a cada Natal que celebramos.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA DE DEUS:

 ANIMADOR: Depois de ouvirmos o Evangelho, vamos deixar o Espírito Santo tocar nosso coração. Quem quiser pode partilhar. Espontaneamente, cada pessoa presente fala a respeito de um dos aspectos da reflexão da noite, que serão citados:

Após a citação de cada seta, deixar um espaço para a partilha

Qual é a essência do Natal?

Qual a importância do Sim de Maria para nós hoje?

Qual a importância da celebração do nascimento de Cristo para a vida moderna?

Como o Natal pode ser verdadeira celebração da esperança?

ORAÇÃO FINAL:  

ANIMADOR: A Trindade Santa está presente em todos nós desde a concepção até a vida eterna.

TODOS: Vamos nos tornar seres de confiança e fé com atitudes simples, mas sinceras e verdadeiras. Não é a perfeição, mas sim a Pureza dos sentimentos que nos faz chegar ao caminho do Divino Pai, de Jesus e do Espírito Santo. Esse caminho passa, necessariamente, por Maria, porção humana diante Santíssima Trindade. É Maria que, humildemente, se torna o canal  que une o Céu e a Terra.

 ANIMADOR: Que assim seja o nosso lar, um lugar onde as pessoas suportam as dores e transformam a si mesmos e aos que são próximos.

MÚSICA

  • Santa Mãe Maria, nessa travessia / Cubra-nos teu manto cor de anil / Guarda nossa vida, Mãe Aparecida / Santa padroeira do Brasil / Ave, Maria! Ave, Maria! / Ave, Maria! Ave, Maria!
  • Com amor divino guarda os peregrinos / Nesta caminhada para o além / Dá-lhes companhia, pois também um dia / Foste peregrina em Belém / Ave, Maria! Ave, Maria! / Ave, Maria! Ave, Maria!
  • Mulher peregrina força feminina a mais importante que existiu/ com justiça queres que nossas mulheres/ sejam construtoras do Brasil. Ave, Maria! Ave, Maria! / Ave, Maria! Ave, Maria!

 

5º ENCONTRO= JESUS: CAMINHO, VERDADE E VIDA, ILUMINA NOSSAS MENTES. João 1,1-9

  • PREPARAR O AMBIENTE:

Sobre a colcha de retalhos colocar a Bíblia, Vela, Flores e o quadro do padroeiro da pequena comunidade

. ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 ANIMADOR: Estamos no 5º encontro da Novena de Natal. Agradecemos a acolhida da família e a presença de todos. Refletiremos a vida de Jesus Cristo, o único caminho possível e viável, verdade a ser seguida, porque ele é a vida plena que traz a paz aos nossos corações e ao nosso caminhar.

MÚSICA

Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em mim! Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós!

  • ACOLHIDA DA FAMILIA

UMA PESSOA DA CASA: Boa noite! Que bom que vieram! Esperávamos alegres pela vinda de vocês e os recebemos como recebemos o Menino Jesus em nossa casa. Cumprimentemos nossas irmãs e irmãos com um abraço fraterno, desejando uns aos outros que este encontro nos dê esperança. Sejam todas e todos bem vindos!

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Neste encontro entregamos ao Pai de bondade, a Jesus nosso irmão e ao Espírito Santo, nosso Santificador, nosso agradecimento por tanto amor à humanidade.

TODOS: Santíssima Trindade, ajude-nos a entender e refletir sempre mais o que fizestes por nós desde a criação e o que ainda fareis para nos tornar plenamente felizes. Para compreendermos tão grande bondade pedimos a vossa Divina Luz para toda a humanidade. Queremos realizar o vosso santo e divino sonho, sendo luz e testemunho para construção do Teu Reino!  Glória ao Pai, ao…

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: O Evangelho, de hoje, fala de Deus e da criação do mundo, de Jesus o verbo encarnado e presente no meio de nós, e ainda fala também de João Batista, aquele que vem para preparar a vinda de Jesus Cristo.

LEITOR 1:  Atenção. Feche os olhos por alguns instantes.

O leitor fica em silêncio por trinta segundos

LEITOR 1’: Podem abrir os olhos. O que você viu? Nada? Exatamente isso. Nada. Assim era tudo antes de Deus proceder a Criação. Não existia absolutamente nada, somente o Espírito de Deus invisível existia. Então o Criador fez a luz, a água, o fogo, o ar e tudo que existe. Fez o homem e mulher e os animais.

TODOS: No principio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.

LEITOR 2: O texto faz referência a João e depois a Jesus. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. O texto também acrescenta que João Batista veio como testemunha, e para dar testemunho da luz, que é Jesus. O Trabalho do precursor, João Batista, foi a preparação da vinda de Cristo, a fim de que todos cressem por meio dele.

TODOS: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.

LEITOR 3: É importante entender que ele, João Batista, não era a luz, tampouco era o Cristo como muita gente pensou. Mas ele, o precursor, veio para dar testemunho da verdadeira luz, que é Jesus, que veio ao mundo, para iluminar todos nós.

TODOS: Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

LEITOR 4: Tudo isso se trata do mistério da Encarnação, que estabeleceu a definitiva comunhão entre Deus e a humanidade através da pessoa de Jesus que ligou a Terra e o Céu. Esta foi a forma encontrada pelo Pai para estar no meio de nós assumindo a nossa natureza, para nos resgatar do pecado.

TODOS:  A Jesus foi dado todo poder no céu e na terra.

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Vamos ouvir a Palavra de Deus deixada pela comunidade de João  capítulo 1, 1-9. A proclamação da Palavra será partilhada

LEITOR 1: No começo a Palavra já existia: A Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feita por meio dela, e, tudo o que existe, nada foi feito sem ela.

LEITOR 2: Nela estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas E as trevas não consegue apagá-la.

TODOS: Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João.

LEITOR 3: Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz.

TODOS: A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. Vem Jesus, vem iluminar e salvar teu povo.

  • PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Neste encontro, a mensagem da Igreja vem pelo Evangelho de João. Refletir sobre o Natal usando esta passagem bíblica como ponto de partida é um verdadeiro presente para quem sabe aproveitar.

MULHER: Veja que no Evangelho de hoje não se fala em manjedoura, pastores, Maria ou José. Só em Deus. Já se falou em João Batista, José, Maria, e até nos pais de João Batista. Hoje é dia de falar em Jesus Cristo e do projeto de Deus:

ANIMADOR: Vamos falar da criação. Deus criou tudo, menos a escuridão, porque ela também já existia no princípio. E tudo o que Deus criou ficou bom! Mas houve outra escuridão, provocada pelo pecado que começou a se infiltrar na obra divina. Então Deus precisou vir pessoalmente ao mundo, se tornar um de nós, para nos fazer igual a Ele e vencermos as trevas do erro humano.

JOVEM: Esse foi o plano amoroso de Deus, que veio encontrar-se com o ser humano e trazê-lo de volta à luz divina. Lógico que Ele já sabia que seria uma tarefa difícil. A sua obra preferida, a humanidade, não iria reconhecê-lo de imediato, exceto algumas pessoas. Para estas que o reconheceram, foi dada a possibilidade de se tornarem Filhos e Filhas de Deus!

TODOS: Ser Filho de Deus é uma decisão pessoal: só é Filho de Deus quem consegue reconhecer o amor divino.

CRIANÇA: Escute este conselho, que é muito importante: Se estiver difícil escutar a mensagem de Jesus, procure uma “ponte”, um “intermediário”, alguém em quem você confie e que possa lhe ajudar a ouvir a mensagem do Salvador.

TODOS: Hoje é um dia propício para isso. Não nos deixaremos abater pelas ausências, mas nos permitiremos contagiar pela enorme alegria da certeza de Jesus nascendo nos nossos corações.

  • CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

 ANIMADOR: Jesus, a Palavra Viva de Deus, é luz que ilumina a nossa consciência. Espontaneamente cada pessoa lê um item e depois todos repetem

TODOS: Deixamo-nos ser conduzidos por sua luz!

Para que possamos partilhar a própria vida e a felicidade, peçamos que a Palavra de Jesus permaneça em nossa casa, por isso rezemos:

TODOS:  Que a nossa vida seja conduzida pela luz de Jesus.

Jesus Cristo veio ao mundo para dar testemunho e pede que nos tornemos luz uns para os outros, por isso pedimos.

TODOS:  Que a nossa vida seja conduzida pela luz de Jesus.

Queremos que a força infinita de Deus Pai esteja presente em cada pessoa, para testemunhar o seu Reino, por isso pedimos:

TODOS:  Que a nossa vida seja conduzida pela luz de Jesus.

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Senhor Jesus, nós te agradecemos por esta noite e por este encontro. Possamos através da oração e da partilha sermos a luz e testemunho da vossa Palavra para cada um aqui presente e toda a humanidade.

LEITOR 1: Onde for possível, façam dois círculos e coloquem as crianças e os jovens dentro dele. E todos com as mãos nos ombros uns dos outros, peçam a benção para quem está ao seu lado, direito e esquerdo, na frente e atrás.

Mulheres: A benção de Deus Pai-Mãe, nos sustente na caminhada de nossas vidas.

TODOS: Amém

HOMENS: A benção do Espírito Santo, que é força e luz, esteja com todos nós e com todas as pessoas que amamos e somos chamados a amar.

TODOS: Amém! Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Creio em…  Pai Nosso… Ave Maria…

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Somos filhos amados de Deus e acreditamos em Suas promessas, no Seu Santo Nome e em Seu filho, Jesus Cristo. Quando o tempo e as frustrações inibirem nossa luz, que o Espírito Santo incendeie nossa alma. Maria, nossa amada mãe nos proteja e interceda por nós. Amém.

  • BENÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Pedimos a Deus todo Poderoso, pelo amor de Seu amado filho Jesus e Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que a esperança nunca morra em nosso coração e que nos abençoe em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

TODOS: Amém

MÚSICA

Chegou a hora de sonhar de novo, de tornar-se povo e se fazer irmão. Chegou a hora que ligeiro passa de ganhar a graça para a conversão.

Meu caro irmão olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver (bis).

Chegou a hora de viver o Cristo e acreditar que isto é se tornar maior. Chegou a hora de pensar profundo e acreditar que o mundo pode ser melhor.

Meu caro irmão olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver (bis).

Será difícil tantas mãos unidas não fazer da vida um tempo sem igual. Será difícil tanto amor e afeto não tornar concreto o gesto do Natal.

Meu caro irmão olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver (bis).

6º ENCONTRO= MARIA:  A QUE MAIS ESPEROU  O SALVADOR  E A QUE MAIS SE PREPAROU (Is 52,11-15)

  • PREPARAR O AMBIENTE:

No chão, colocar a colcha de retalho e sobre ela a Imagem da Sagrada Família, Vela, Flores, Bíblia e uma foto da família que recebe o 6º encontro.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 ANIMADOR: Como Maria se preparou e soube esperar para que se  cumprisse em sua vida o que o Senhor anunciou por meio do anjo Gabriel, que possamos nós também, em nosso dia a dia, imitar Maria e aprender a esperar o tempo de Deus em nossas vidas.

TODOS: Como Maria se preparou para receber o salvador, será que nós aprendemos também a esperar o que o Senhor tem preparado para nossa vida?

ANIMADOR: Vocês já tiveram experiência de colocar todos os seus sonhos e seus planos nas mãos do Senhor?

TODOS: No encontro de hoje vamos entender um pouco de como é bom servir ao Senhor, e aprender a estar em missão. Assim como Maria, que, ao saber que seria mãe do Salvador e tomou conhecimento que Isabel estava grávida e foi logo ao seu encontro para ajuda-la, nós também devemos sair da nossa zona de conforto para irmos ao encontro das pessoas que precisam de nós.

  • ACOLHIDA DA FAMÍLIA

Uma pessoa da Casa: Nós nos acostumamos à correria do mundo, queremos tudo pra ontem, mas sabemos que o tempo do Senhor é diferente do nosso.

TODOS: Por isso temos que aprender a colocar nas mãos do Nosso Senhor Jesus Cristo toda a nossa vida, pois a palavra dele nos ensina que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. (Rom 8,28)

Uma pessoa da Casa: Na alegria de estarmos juntos nesse 6º dia da novena, vamos cantar…

MÚSICA

Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador.

= O Espírito de Deus, sobre ele pousará, de saber, de entendimento este Espírito será. Este Espírito será de conselho e fortaleza, de ciência e de temor, achará tua alegria, no temor do seu Senhor.

= Não será pela ilusão de olhar, de ouvi dizer, que ele irá julgar os homens como é praxe acontecer. Mas os pobres desta terra com justiça julgará e dos fracos o direito ele é quem defenderá.

= A palavra de sua boca ferirá o violento e o sopro dos seus lábios matará o avarento. Neste dia que já vem, o Senhor estenderá sua mão libertadora pra seu povo resgatar.

= A inveja, a opressão sobre os pobres acabará e a comunhão de todos ao inimigo vencerá. Poderosa mão de Deus fez no Egito o mar secar para o resto do seu povo um caminho abrirá.

  • ORAÇÃO INICIAL

Animador-  Invoquemos a Santíssima Trindade, pedindo que o Espírito Divino venha em nosso auxilio, ensinando-nos a sermos  dóceis como Maria foi. Pedimos que a Mãe de Deus, e nossa, passe à nossa frente intercedendo por nós junto do seu filho Jesus.

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: Algumas perguntas para pensar. Não precisa responder. Você tem levado uma boa noticia a alguém? Quando você chega a algum lugar, deixa transparecer o Deus que habita no seu coração?  Você tem sido sinal de Deus para as pessoas que partilham do seu convívio?

Leitor 1: Como são belos os pés daqueles que anunciam a paz!

TODOS: – Senhor, ensina todos nós a sermos anunciadores do teu Reino, em todos os lugares que visitarmos.

Leitor 2: Que possamos, todos os dias, abrir a nossa boca  para proclamar a tua salvação!

TODOS: Somos os teus servos, queremos anunciar o teu Reino de amor em missão aos nossos irmãos que ainda não te conhecem.

Leitor 3:  Queremos, como Maria, também  dizer “sim”  ao teu chamado!

TODOS: è Cantando: Derrama Senhor, derrama Senhor, derrama sobre nós o teu Amor (Bis). è Rezando: Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis…

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Iremos proclamar o texto de Isaias 52, 11-15.

MÚSICA

É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal. (bis)

MULHER: Leitura do profeta Isaías 52, 11-15

Após a leitura

Leitor 1: O povo volta da Babilônia: isso significa a liberdade daquelas pessoas. Então surge a boa noticia: O Senhor voltará a reinar em Sião.

Leitor 2: O povo entoa um canto de alegria, pois, chegou para eles, o Salvador.

Leitor 3: Deus sempre compadece de seu povo. Quando o pecado é reconhecido, ele nos perdoa e nos reconduz novamente à vida.

Leitor 4: O Senhor se volta contra aqueles que oprimem seu povo através das pessoas que anunciam a boa nova.

PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Nessa profecia, está destacada a benção das boas-novas, e esta notícia boa é uma mensagem de paz;

MULHER: É uma mensagem de salvação. A restauração da paz entre Deus e homens pecadores está inseparavelmente ligada ao conceito da salvação, que vem de Jesus Cristo.

JOVEM: As gloriosas boas-novas dessa mensagem falam de salvação  no sentido de libertação vitoriosa. O anúncio do bem proclama que Deus reina! Amparados pela história narrada na Bíblia podemos afirmar: o “Senhor controla todos os poderes da terra”.

ANIMADOR: Como anunciar, hoje, a paz de bem e salvação?  Podemos pensar em muitas dificuldades de hoje para encontrar a resposta para esta pergunta. Temos vivido dias de grandes manifestações de violência. Mulheres e crianças são vítimas da agressão física, mesmo no contexto doméstico. Em relação à criminalidade, muitas vezes, atitudes das autoridades policiais não preparadas acabam gerando mais violência.

TODOS: Nesse contexto, anunciar paz, bem e salvação é significativo e obriga-nos a pensar em ações concretas.

JOVEM: Peçamos que, assim como a nossa Mãe Maria, também nós estejamos atentos a todas as manifestações da glória de Deus que é abrangente e inclusiva: Deus deseja reconciliar consigo todo o mundo. É através da sua amorosa ação divina que a Trindade supera todas as dificuldades para inspirar homens e mulheres para que sejam anunciadores da Paz e do Bem hoje.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

 ANIMADOR: Como são belos os pés do mensageiro que traz a boa noticia, a paz e a salvação Cante Sião, de alegria, a sua reconstrução.

TODOS: E todas as nações e confins da Terra verão a salvação e a misericórdia de Deus. Pai Nosso, que estais nos céus…

MÚSICA

Antes que te formates dentro do ventre de tua mãe, antes que tu nasceste, te conheci, te consagrei, para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi. Irás aonde te envio e o que eu mando proclamarás.

Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? Como não falar, se tua voz arde em meu peito? Tenho de andar, tenho de lutar, ai de mi se não o faço! Como escapar de ti, como não falar, se tua voz arde em meu peito?

Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei, não temas anunciar-me, por tua boca eu falarei. Entrego-te hoje o meu povo, para arrancar e derrubar, para edificar, destruirás e plantarás.

Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim…

Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, abandona tua casa porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque ao teu lado eu estarei. È hora de lutar, porque meu povo sofrendo está Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim.

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Senhor Deus, todo Poderoso, tem compaixão de nós, porque às vezes somos medrosos diante do mundo em que nós vivemos.

TODOS: Muitas vezes, não somos anunciadores do teu Reino como deveríamos ser. Derrama sobre nós a misericórdia e nos dê a coragem para seremos suas testemunhas enquanto caminhamos por este vale de lágrimas. Pedimos também a sua intercessão, ó Virgem Santíssima, para que nos envolva no manto sagrado, nos carregue em colo quando precisarmos e apresente a teu filho Jesus todos os nossos pedidos. Amém, assim seja. Pai Nosso… Ave Maria… Gloria ao Pai…

  • BENÇÃO FINAL

ANIMADOR: Que possamos neste Natal sermos luz na vida das pessoas que vivem conosco. Que estes encontros da novena de natal nos ajudem a sermos cristãos mais autênticos, buscando cada vez mais anunciar o Reino de Deus para as pessoas com quem convivemos, começando de forma especial em nossa casa.

TODOS: Que o nosso lar seja um “laboratório do amor de Deus”, para que, começando em casa a vivência do amor divino, ele se estenda por todo o nosso convívio social. Tudo isso ó Pai te pedimos em nome do teu filho Jesus, que vive e reina para sempre, Amém.

MÚSICA

Chegou a hora de sonhar de novo, de tornar-se povo e se fazer irmão. Chegou a hora que a ligeiro passa de ganhar a graça para a conversão.

Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensina a viver (bis)

Chegou a hora de viver o Cristo e acreditar que isto é se tornar maior. Chegou a hora de pensar profundo e acreditar que o mundo pode ser melhor.

Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensina a viver (bis)

Será difícil tantas mãos unidas não fazer da vida um tempo sem igual. Será difícil tanto amor e afeto não tornar concreto o gesto do Natal.

Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensina a viver (bis)

7º ENCONTRO = Farei brilhar a alegria e o renovado  encontro com Cristo – Isaias 7,10-14

  • PREPARAR O AMBIENTE:

Colocar no chão a colcha de retalho e sobre ela a Bíblia, Vela, Flores, Imagem de Nossa Senhora e o quadro do Padroeiro.

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, sejam bem vindos. Em espírito de fé, esperança e comunhão, iniciemos este encontro da nossa Novena de Natal, pedindo que, movidos pelo Espírito Santo, reconheçamos a importância de Cristo vivo em nossa vida. A promessa do Messias se tornou realidade para o povo de Israel e sinal de vida e salvação para a humanidade. Hoje nós somos marcados pelo sinal de Cristo, que é a Santa Cruz.

TODOS: No batismo, somos marcados pelo sinal de Jesus e assim vivemos guiados pela luz que vem do Evangelho, a Boa Nova do Filho de Deus. E nos tornamos discípulos missionários de Cristo.

ANIMADOR:  Vamos traçar o sinal da cruz na fronte dos nossos irmãos e irmãs que estão próximos.

Após o sinal da cruz

  • ACOLHIDA DA FAMILIA

UMA PESSOA DA CASA: Com alegria recebo vocês neste lar. Que a luz do Menino Jesus ilumine nosso coração e Maria nos cubra com seu manto sagrado.   TODOS: Amém.

4- ORAÇÃO INICIAL –  ANIMADOR: Hoje vamos rezar por aqueles que perderam a esperança e não enxergam mais a luz que vem do Cristo Jesus. São as pessoas desempregadas, doentes, desanimadas com a vida. Também as famílias vivendo na extrema pobreza ou conflitos internos. Não esqueçamos dos filhos abandonados, idosos esquecidos e todos aqueles que não conseguem mais sorrir. Que a luz do menino Jesus ilumine o coração e a vida de todos os excluídos da sociedade.

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: “A esperança é olhar para o futuro. Assim como não se pode viver uma vida cristã sem a memória dos passos já feitos, não se pode viver uma vida cristã sem olhar para o futuro com esperança”, diz o Papa Francisco. Na história do povo de Israel houve períodos de escravidão, exílio e abandono. A esperança do Messias é que motivava o povo a continuar a viver. Hoje o Cristo vivo é realidade no nosso meio. Ser seguidor de Jesus é viver o cristianismo lutando todos os dias para que a esperança da vida eterna nunca morra em nós.

LEITOR 1: Na leitura de hoje, a promessa do Messias é fonte de vida para o povo de Israel. A promessa é esta: “uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”. O que foi prometido tornou-se realidade para todo o povo, inclusive para nós, hoje. Neste natal, esperemos que a luz de Cristo renasça em nossas famílias, dos amigos e principalmente em nosso coração.

TODOS: “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua misericórdia nos fez renascer pela Ressurreição do seu Filho dentre os mortos, para uma viva esperança” (1 Pedro 1, 3).

LEITOR 2: Vamos nos alegrar na esperança e nunca desistir ou perder a fé. “Tem direito de sorrir aquele que verdadeiramente preparou as razões para o sorriso”. A esperança é comprometedora.

TODOS: Devemos promover a ações envolvidas pela fé verdadeira em Jesus. Agindo assim a nossa esperança jamais será em vão. O cristão espera sempre, mesmo quando o mundo não dá motivos para crer em um futuro melhor.

MÚSICA Eis-me aqui Senhor! (2x) / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor (2x) / Eis-me aqui Senhor!

LEITOR 3: Perde-se a alegria quando morre a esperança. Não podemos abrir mão daquilo que somente nós podemos fazer. Durante a vida, diversos desafios aparecem e que podem tirar-nos a esperança em Deus. Alguns destes desafios podem ser: doença, desemprego, fome, abandono, brigas, morte de familiares, violência, entre tantos outros desafios.

TODOS: O Cristão, sempre enxergará a luz, quando o mundo apresenta apenas escuridão.

MÚSICA: O Senhor é o Pastor que me conduz / Por caminhos nunca vistos me enviou / Sou chamado a ser fermento, sal e luz/ E por isso respondi: aqui estou!

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

LEITOR 1: O tempo corre. Conforme ele passa, a gente envelhece e se desgasta. O tempo também nos muda para melhor: traz sabedoria, testa a perseverança e eleva ao máximo o limite da paciência. Na reflexão proposta para hoje, o povo de Israel vive a espera de um milagre que possa acontecer no avançar do tempo.

LEITOR 2: O povo espera um Messias que traga uma “vida nova”. A espera nasce de uma promessa. E a promessa faz com que o povo não desanime e acredite no mundo melhor. Deus nos fala assim: “Tem ânimo, não temas, não vacile o teu coração”( Is 7,4).

LEITOR 3: Como o rei Acaz, citado na passagem de hoje, somos tentados a cobrar de Deus uma resposta imediata.

TODOS: Contudo, com sabedoria, devemos reconhecer nossa pequenez de humanos e suportar os desafios de cada dia, fixando o olhar na luz que vem da divina promessa.

  • PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Padre Zezinho em uma música diz: “Confiar como simples criança/ Que não sabe talvez a resposta / Mas aceita do Pai a proposta / É meu jeito de crer e de amar”.

TODOS: Existem algumas situações que não temos opção de ação. Temos simplesmente que confiar em Deus.

MULHER: Se há ações possíveis, temos que fazê-las, sempre envolvidas na esperança de realizar o melhor. Não podemos desistir.

HOMEM: As pessoas estão se acomodando e transferindo a responsabilidade para o próximo. Porém, cada um de nós tem a responsabilidade de lutar com todas as forças pelo que é certo. Acreditamos que as pessoas estão ficando mais acomodadas? Não é para responder, é só para pensar um pouco na pergunta.

JOVEM: Crianças, adolescentes e jovens imitam o exemplo dos adultos. Se os adultos estão agindo errado, a razão é esta: na época de hoje os valores estão distorcidos. Muitos, inclusive nós, agimos por valores errados. Como poderemos recuperar os valores verdadeiros envolvidos pela esperança e o amor à vida?

CRIANÇA: Escutem isso que é muito importante: O Padre Zezinho já deu a resposta: Nós, crianças, acreditamos e amamos com um coração puro.

MULHER: Quando na vida deixamos de ter o coração de criança, as consequências são estas: tornamo-nos pessoas incrédulas, insensíveis e julgadoras.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

 ANIMADOR: Espontaneamente cada pessoa lê um item! Após cada leitura, deixaremos que uma ou duas pessoas respondam à pergunta feita.

Esperar pelo tempo das coisas é um aprendizado necessário. O rio tem o seu curso quando corre tranquilo. Quando apressado por conta das enchentes, ele  provoca desastres!. Quais são as enchentes que acontecem na nossa vida e que provocam desastres?

Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem. Quais milagres já aconteceram em sua vida?

Deus age na terra através de corações generosos tocados pelo Seu Amor. Você se lembra de alguma vez que foi a mão generosa de Deus para alguém?

Nossa vida é um caminho a ser seguido com esperança. Quando paramos, não vamos para frente. Você se lembra de alguma vez que não sabia para onde ir?

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Somos filhos amados de Deus. Acreditamos em Suas promessas, no Seu Santo Nome e em seu filho, Jesus Cristo. Quando a vida traz frustrações, fecham-se janelas e portas do nosso coração e assim diminui a luz do Espírito Santo na nossa alma.

TODOS: Maria, nossa amada Mãe, nos proteja e interceda por nós.  Faz com que as frustrações da vida não fechem as portas e as janelas do nosso coração para a luz do Espírito Santo. Amém. Pai Nosso…  Ave Maria…

  • BENÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Pedimos a Deus todo poderoso, pelo amor de Seu amado Filho Jesus e Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que a esperança nunca morra em nosso coração e que nos abençoe em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

TODOS: Amém!

8º ENCONTRO = MARIA ENSINA AS FAMÍLIAS E AS COMUNIDADES CRISTÃS  A VIVEREM O ADVENTO – (TIAGO 5,7-9)

  • PREPARAR O AMBIENTE:

No chão, colocar a colcha de retalhos, cartaz marcando qual encontro, Bíblia, Menino Jesus, vaso de flor, velas e o quadro do Padroeiro da pequena comunidade.

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Deus Pai de bondade e misericórdia, o Senhor que sempre caminha conosco, traga para nós a presença do teu Filho Jesus Cristo e o introduza na nossa família. Estamos aqui reunidos em nome de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém! (pode ser rezado ou cantado).

  • ACOLHIDA DA FAMILIA

UMA PESSOA DA CASA: Irmãos e irmãs sintam-se todos acolhidos nesta casa. Que o amor de Maria esteja com todos os presentes e que a palavra de Jesus seja luz para nossa caminhada. Estamos no Advento, tempo de espera e, por isso, vamos preparar o nosso coração para chegada do Natal!

MÚSICA

= Nossa novena será abençoada, pois o Senhor vai derramar o seu amor (bis).

Refrão: Derrama, ó Senhor, derrama, ó Senhor, derrama sobre nós o teu amor. (bis).   

= Nossas famílias serão abençoadas, pois o Senhor vai derramar o seu amor (bis).

= Esta casa será abençoada, pois o Senhor vai derramar o seu amor (bis).

CAMINHOS QUE VAMOS TRILHAR NO ENCONTRO DE HOJE

 ANIMADOR: Hoje vamos falar do Advento, tempo de espera do amor que Maria apresenta para cada um de nós e para as nossas comunidades.

LEITOR 1: Irmãos e irmãs, cheios de alegria por este advento que Maria nos apresenta, abramos nossos corações para uma transformação profunda

TODOS: è cantando: Vem Maria vem!  Vem nos ajudar, neste caminhar tão difícil rumo ao Pai.

LEITOR 2: Assim como o agricultor espera paciente os frutos da terra, esperemos a vinda do Menino Jesus neste Natal.

TODOS: (cantando): Vem Maria vem!  Vem nos ajudar, neste caminhar tão difícil rumo ao Pai.

LEITOR 3: Com o Sim de Maria, queremos preparar este Natal cheio de luz e esperança para todos os povos.

TODOS: (rezando): Salve Rainha, Mãe da misericórdia…

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

MÚSICA

Eu vim para escutar, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor!  Eu gosto de escutar tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor. Eu quero entender melhor tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.

ANIMADOR: Vamos fazer a leitura de forma partilhada da Carta de São Tiago 5, 7-9

LEITOR 1: Irmãos, sejam pacientes até que venha o Senhor. Olhe o agricultor, ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera.

TODOS: Sejam pacientes vocês também, fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima.

LEITOR 2: Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados. Vejam: o Juiz esta às portas.

TODOS: Rezemos: Creio em Deus pai todo poderoso…

PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: O tema de hoje deve ser compreendido assim: Jesus vai se manifestando através do testemunho da comunidade. É como se Jesus fosse se tornando presente, vindo por dentro do Evangelho vivido pelas comunidades da nossa Paróquia e pelas comunidades do mundo inteiro.

MULHER: Que nossas comunidades tenham espírito de acolhida para com o próximo a fim de que o Natal transforme todos os corações. A comunidade deve também perseverar com confiança nas suas atividades pastorais, certa de que vale a pena continuar dando o testemunho que transforma a realidade.

HOMEM: A vinda do Senhor está próxima, a nossa fé está cheia de esperança de grandes transformações. A vida cristã reage diferentemente, de acordo com as circunstâncias, mas sempre com esperança:

TODOS: No sofrimento, a oração é feita de súplica. Na alegria, o canto louva as bênçãos. Todas as situações humanas devem ser motivos para as orações cristãs. É o espírito do cristão em oração, que dá sentido novo à vida humana, quer nos momentos tristes ou alegres. Salve Rainha, Mãe de Misericórdia…

JOVEM: A carta de Tiago mostra que o caminho da comunidade passa por transformações até que chegue um tempo novo onde reine a fé renovada, O caminho é o de renúncia à riqueza e ao poder, para construir relações no clima de fraternidade e da partilha.

CRIANÇA: Escute isso que é muito importante: Que o Natal nos ajude a construir um país sem roubalheira,  liberto de corrupções, egoísmos e falsos governantes.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

ANIMADOR: Espontaneamente cada pessoa lê um item. Não é para responder, mas sim para cada um fazer a sua reflexão pessoal a cada pergunta. Por isso, haverá um breve intervalo em cada uma delas.

Como estamos nos preparando para a vinda do Senhor? Você já fez uma reflexão sobre sua vida?

Assim como o agricultor, que espera pacientemente o fruto precioso da terra, nós estamos sabendo esperar o tempo de Deus em nossos caminhos?

Assim como Maria disse o SIM sem hesitar, os nossos trabalhos nas comunidades tem sido feito de coração aberto?

O trecho da leitura de Tiago nos mostra que só Deus é Juiz! O nosso relacionamento com o próximo e também com nossa família tem sido como? Nossas atitudes são de amor ou de julgamento?

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: O autor da carta diz que a comunidade deve ficar alegre e feliz quando é provada, hostilizada e perseguida.

TODOS: Como ser feliz vivendo provações, sendo hostilizados ou perseguidos?

LEITOR 1: Isso parece contraditório. Mas, sempre que recebemos somente aplausos, pode ser que não estejamos questionando ninguém. Vez ou outra os Bispos questionam atitudes das autoridades públicas. É certo que estas autoridades não vão gostar. O Reitor da Basílica de Aparecida, padre João de Almeida, questionou o não comparecimento do Presidente da República na maior festa religiosa do Brasil.

LEITOR 2:  Também os Bispos questionaram a roubalheira dos políticos envolvidos na operação Lava-Jato. É certo que os traficantes não gostam das comunidades que lutam contra as drogas. E se a comunidade passar a denunciar a violência familiar, isso também será motivo de alguém criticar.

LEITOR 1: Quando uma comunidade não é perseguida ou hostilizada ou marginalizada pode-se levantar a suspeita de que seu compromisso com Jesus está abalado ou que o fermento do Evangelho perdeu completamente sua força.

TODOS: Pai Nosso…  Ave Maria…

  • BENÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Voltemos abençoados por Deus para nossas casas.  O Senhor da vida, de muitos nomes e rostos, que libertou o povo do Egito, também nos libertará. Com a força do Cristo Ressuscitado, com a certeza da presença do Espírito Santo, que é a fonte de amor para nossas lutas do dia-a-dia, saberemos ter esperança.

TODOS: Voltamos para casa também com Maria, mãe de Jesus e companheira de nossa caminhada, em busca da construção de um novo céu e uma nova terra. Ave Maria, cheia de graça…

 ANIMADOR: Vamos traçar o sinal da cruz uns aos outros dizendo:

TODOS: O Senhor abençoe a sua vida, guarde e proteja a sua família, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

MÚSICA

= Senhor vem salvar teu povo das trevas da escuridão. Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação.

Vem Senhor! Vem nos salvar, com teu povo vem caminhar! (BIS)

= Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor; Da rocha brota água viva, da terra nasce esplendor.

Vem Senhor! Vem nos salvar…

= Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus.

Vem Senhor! Vem nos salvar…

9º ENCONTRO= MARIA CLAMA AO POVO:  DESPERTA E TE REVESTE DE FORÇA       Isaias 52,1-10

ANIMADOR: A nossa celebração começará do lado de fora. Todos devem levar vela, que será acesa no Ciro Pascal.

  • PREPARAR O AMBIENTE:

Deixar o ambiente bem alegre. Sobre a colcha de retalhos colocar Bíblia, Velas, Plantas, Flores, Flocos de neve (algodão) o Presépio, Fotos de crianças e famílias, desenhos de pés, instrumentos musicais, sanfona, violão, pandeiro,  ou outros que dão sabor as nossas liturgias para que celebremos o Natal de  Cristo vivo e  presente em nossas manifestações populares

  • ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 ANIMADOR: Chegamos ao último encontro da Novena de Natal. Tomados pelo Espírito de Jesus de Nazaré e fortalecidos pela nossa Mãe Maria, a grande companheira da caminhada, poderemos sentir este momento como sinal da presença do Reino entre nós!

MÚSICA

Desde a manhã preparo uma oferenda, e fico Senhor a espera do teu sinal. èE fico Senhor a espera do teu sinal! (3 x)

  • ACOLHIDA DA FAMILIA

UMA PESSOA DA CASA: Boa noite aos irmãos e irmãs presentes. Na alegria deste 9º encontro, sejam todos bem vindos e bem vindas a esta casa. Maria, através do seu santo amor, nos ensina a sermos mais fraternos e termos mais paciência uns com os outros.

TODOS: Maria procurava viver a aliança com Deus, por isso vivia os mandamentos deixados por seu Filho. Da mesma maneira que Maria viveu, nós todos queremos viver.  Pai Nosso…  Ave Maria…

  • ORAÇÃO INICIAL

 ANIMADOR: Virgem Santa de Belém, sobre o título de Aparecida, nós vos pedimos nesse jubileu em que celebremos 300 anos de bênçãos, juntamente com São José, apresenta-nos seu Filho, luz que chegou neste Natal.

LEITOR 1: Dai-nos Senhor sua força, coragem e boa vontade para levarmos avante seu projeto de vida plena para todos. Queremos um Brasil liberto de corrupção, egoísmo e injustiça.

TODOS: Vem Senhor Jesus, abençoa nossas famílias e nos dê a sua paz!

MÚSICA

= Senhor, vem salvar teu povo, das trevas, da escravidão, só tu és nossa esperança, és nossa libertação

Vem Senhor, vem nos salvar com teu povo, vem caminhar (bis).

= Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor, da rocha brota água viva, da terra nasce o esplendor.

Vem Senhor, vem nos salvar…

= Tu marchas a nossa frente, és força, caminho e luz, vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus.

Vem Senhor, vem nos salvar…

  • INTRODUÇÃO

 ANIMADOR: Nossa vida só terá sentido se ela estiver fundamentada no amor de Jesus Cristo, buscando sempre a renovação de nossas vidas.

TODOS: Peçamos que Jesus renasça em nossos corações e nos renove. Vem Senhor, vem fazer morada no meu coração.

LEITOR 1: O profeta Isaias nos convida a uma nova aliança com a promessa de Deus. Jesus Cristo, nosso Salvador, é a promessa cumprida. Através da Palavra de Jesus é que podemos valorizar a vida como dom supremo do amor de Deus. Somente através desta valorização é que se assegura a todas as pessoas os alimentos e a dignidade plena da vida.

TODOS: Que todos sejamos mensageiros da paz   superando a sociedade que exclui, e construindo uma sociedade que promove a vida pela inclusão de todos os seres humanos.

LEITOR 2: Nesse Natal temos o compromisso de realizar o projeto de Deus: vida plena para todos. Isso só é possível através da partilha,  que faz renascer a paz e a vida para  todos os povos. Já sabemos qual é o verdadeiro sentido do Natal?

TODOS:, O verdadeiro sentido do Natal é vida plena para  todos os nossos irmãos. Por isso rezamos por aqueles que não têm um lar e uma família. Pedimos que o amor de Maria e a misericórdia de Jesus cheguem até essas pessoas. Pai Nosso…   Ave Maria…

  • OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

MÚSICA

Como são belos os pés do mensageiro / Que anuncia a paz

Como são belos os pés do mensageiro / Que anuncia o Senhor

Ele vive, ele reina / Ele é Deus e Senhor

O meu Senhor chegou com toda a glória / Vivo ele está, ele está bem junto a nós/ Seu corpo santo a nos tocar, e vivo eu sei, Ele está. Ele vive, ele reina / Ele é Deus e Senhor

ANIMADOR: Convido uma pessoa para proclamar a leitura do profeta  Isaias 52,1-10

APÓS A LEITURA: PERGUNTAS PARA REFLETIR

LEITOR 1: Vou ler cada pergunta abaixo e deixar que uma ou duas pessoas partilhem conosco suas reflexões. Depois faço a seguinte e assim por diante.

  1. O que a Palavra de Deus diz para nós hoje?
  2. Como acolhemos a Palavra de Deus em nossa vida?
  3. Que iniciativas ela desperta em nós?

APÓS A REFLEXÃO PARTILHADA SEGUE ABAIXO

LEITOR 2: Nosso Deus ama com misericórdia e sempre perdoa. Vivemos dias difíceis numa sociedade que valoriza o que as pessoas têm e não no que elas são. Por isso a misericórdia não é muito praticada, pois ser misericordioso significa ser gratuito, ou seja, amar sem interesse.

LEITOR 2:  Quem ama sem interesse, de forma gratuita, manifesta ser uma criatura de Deus e vive com sentimento puro de respeito para com o próximo. Desta forma, respeitando as pessoas, é que mostramos o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus.

LEITOR 3: A palavra amor também pode ser traduzida pela palavra respeito. Amar é respeitar. Devemos respeitar a natureza que Deus criou e acreditar na vida como Dom de Deus, e viver para servir e respeitar a Deus e ao próximo.

TODOS: Todos aqueles que acreditam que a salvação vem de Deus e de suas Santas Palavras, se tornam pessoas esperançosas, e por isso constroem um mundo de amor, de paz, e da justiça através de suas atitudes. Sejamos misericordiosos e mensageiros da Boa Nova para fazer acontecer o Reino de Deus neste mundo.

PARTILHANDO A PALAVRA DE DEUS

 ANIMADOR: Os olhos das nações estão fixos nas maravilhas que aconteceram em Jerusalém por intervenção divina. A mão de Javé e o seu grande poder são agora incontestáveis.

MULHER: Sião é exortado a erguer-se do pó, libertando-se dos seus grilhões e usufruindo finalmente da liberdade.

HOMEM: Deus liberta o seu povo do cativeiro e chama para uma vida nova, uma nova aliança, construída e alicerçada no amor.

JOVEM: Aqui nós temos uma profecia sobre a alegria da terra da Judéia, no retorno dos exilados, isso significa a reconciliação entre Deus e o seu povo.

TODOS: O Servo Sofredor é apresentado de modo solene por Deus. O desejo de possuir a felicidade plena e total é parte do projeto de Deus para seu povo, que também somos nós, hoje, a quem ele confiou às escrituras.

CRIANÇA: Bem aventurado aquele que anuncia estas boas novas, pois trará paz aos corações e libertação aos que estão exilados.

CONCLUINDO A PARTILHA DA PALAVRA

 ANIMADOR: Irmãs e irmãos, Deus se fez um de nós. Por isso, juntemos nossa voz a voz dos anjos para proclamar a sua glória.

TODOS: Glória a Deus no mais alto dos céus!

LEITOR 1: Jesus, Filho de Deus, Luz da Luz, Sol da Justiça, nós te adoramos e te damos glória.

TODOS: Glória a Deus no mais alto dos céus!

LEITOR 2: Jesus, Deus Conosco, ternura do Pai, Filho de Maria, nosso irmão, nós te adoramos e te damos glória.

TODOS: Glória a Deus no mais alto dos céus!

LEITOR 1: Jesus, Palavra de Deus, que vieste acampar no meio de nós, Luz que ilumina toda pessoa neste mundo, nós te adoramos e te damos glória.

TODOS: Glória a Deus no mais alto dos céus!

  • ORAÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Assim como ocorreu no passado, mais uma vez Deus vem até nós, e nos chama com voz forte, dizendo:

TODOS: Desperta, acorda. Levanta para ver que Eu estou com você todos os dias, e preciso que aprenda a partilhar, para que meu Reino de amor se instale na humanidade. Despertem homens e mulheres, saiam do individualismo e construam o meu Reino de amor agora!  Pai Nosso…   Ave Maria…

  • BENÇÃO FINAL

 ANIMADOR: Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos ilumine.

TODOS: Amém!

 ANIMADOR: Para que desperte em nós à  coragem para a missão que nos cabe.

TODOS:  Amém!

ANIMADOR: Que sejamos sempre os mensageiros da Palavra de Jesus Cristo, onde quer que estejamos.

TODOS:  Amém!

 ANIMADOR: Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo.

TODOS:  Amém!

MÚSICA

= Hoje a noite é bela vamos à capela, sob a luz da vela felizes a cantar. Ao soar o sino, sino pequenino vai o Deus menino nos abençoar.

Bate o sino pequenino sino de Belém já nasceu o Deus menino para o nosso bem. Paz na terra pede o sino alegre a cantar, abençoe o Deus menino este nosso lar!

= Vamos minha gente, vamos a Belém, vamos ver Maria e Jesus também. Já deu meia noite, já chegou Natal, já tocou o sino lá na Catedral.

 ANIMADOR: Agora vamos nos confraternizar, comer, beber, festejar a presença de Deus conosco, o Menino Jesus, irmão e Salvador de todo mundo! Vamos nos dar um forte e fraterno abraço de Natal!