É POSSÍVEL VIVER A QUARESMA OUVINDO NAS HOMILIAS TEMAS COMO ESGOTO, BANHEIRO, BIOMAS, ÁGUA TRATADA?????


É POSSÍVEL VIVER A QUARESMA OUVINDO NAS HOMILIAS lTEMAS COMO ESGOTO, BANHEIRO, BIOMAS, ÁGUA TRATADA?????

Há cristãos incomodados com os dois últimos temas das Campanhas da Fraternidade 2016/2017. Por que falar de esgoto ou de biomas numa época em que o foco deveria ser a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus? Para compreender estas escolhas temáticas do Magistério é preciso voltar os olhos para o gravíssimo problema da sustentabilidade do planeta terra. A situação é preocupante, como alertou o papa Francisco na encíclica Laudato Si, a primeira encíclica ecológica do magistério.

O Papa Francisco nos convida a ouvir os gritos do planeta e dos pobres, explorados pelos que buscam o lucro fácil. Francisco exorta todos a uma «conversão ecológica», segundo a expressão de São João Paulo II, isto é, a «mudar de rumo», assumindo a beleza e a responsabilidade de um compromisso para o «cuidado da casa comum». O Papa  Francisco  se dirige aos fiéis católicos, retomando as palavras de São João Paulo II, afirmando que os deveres em relação à natureza e ao Criador fazem parte da fé e da evangelização » (64),

Levando-se em consideração que Deus criou o universo e com carinho especial o Planeta Terra para nele desenvolver o seu plano de amor ao ser humano, não preocupar-se com o meio ambiente é desconsiderar o Plano de Amor Divino. A pessoa mais velha do mundo tem 117 anos, ou seja, nasceu em 1899.  Em 2133 (outros 117 anos à frente), provavelmente todos os humanos de hoje já estarão mortos. E que mundo a nossa geração deixará para os humanos do futuro que deverão viver o Plano do Amor Divino no planeta terra?

É certo que a nossa fé aponta o fim dos tempos, mas o final deverá ser por iniciativa divina e não provocado pelo pecado humano que, na busca do lucro fácil,  detona a natureza e explora os mais fracos e pobres.

Concluindo, ao celebrar a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, temos que viver a nossa fé a partir da cristificação do universo. Fazer com que as pessoas vivam a fé desencarnada, alienadas dos problemas sociais e ambientais, é percorrer o caminho contrário da Salvação. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. É seguindo os seus passos que chegamos à vida eterna. Portanto, é preciso que cada cristão se insira de fato em sua realidade sócio, política, econômica e ecológica (bioma).

Lembre-se que ao encarnar-se na história humana, ( que envolve as realidades religiosas, sociais, políticas e ecológicas) Jesus também se tornou um terráqueo. Propôs a vida fraterna vivida em todos os biomas. Por isso enviou seus discípulos a anunciar a Boa Nova a todo mundo, em todos os lugares. E disse mais:que seus seguidores lutem para que todos tenham vida, e vida em abundância. Para que a vida em abundância seja real para todos, é preciso atmosfera sem poluição, rede de esgoto, banheiros, água tratada, etc. E que as demais espécies que dividem conosco o planeta terra também sejam respeitados.

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

2 respostas para É POSSÍVEL VIVER A QUARESMA OUVINDO NAS HOMILIAS TEMAS COMO ESGOTO, BANHEIRO, BIOMAS, ÁGUA TRATADA?????

  1. Excelente artigo, sabemos que haverá pessoas que questionarão sobre o envolvimento da Igreja nos problemas da Terra. Mas através da Igreja podemos auxiliar gestores, a ter uma postura mas comprometida com a NATUREZA..

    Curtir

  2. Ronaldo Pereira de Souza disse:

    A preocupação com a natureza é uma preocupação com o ser humano que, vive a sua dimensão espiritual dentro de um contexto social. Então para podermos viver uma vida espiritual digna e constante é preciso estar em um ambiente saudável que nos proporcione um espírito mais elevado. portanto, é oportuno este tema para a CF/2017.

    Curtir

Obrigado por seu comentário. Identifique-se para que exista interação com outros leitores

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s