CF 2017 letra das quatro músicas inéditas, específicas do TEMA BIOMAS e oração oficial


Dia primeiro de março – quarta feira de cinzas – inicia a quaresma

Dia cinco de março  é o primeiro domingo da quaresma

FAIXA 1- HINO DA CF 2017

1- Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa de cultivar o bem guardar a criação.

REFRÃO – Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz

2- Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E prá cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom

3- Por toda a costa do país espalhas vid. São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal -‘ negros e índios, camponeses gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual

4- Senhor, agora nos conduzes ao deserto e então nos falas com carinho ao coração prá nos mostrar que somos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração

5- Se contemplamos essa mãe com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção

6-  Que entre nós cresça uma nova ecologia onde a pessoa, a natureza, a vida enfim possam cantar na mais perdeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim

 

FAIXA 02 – EM NOSSA CASA FRATERNIDADE

  1. Das matas, do cerrado, da caatinga ao pantanal, dos pampas, da Amazônia e de todo o manguezal, um grito de lamento sobe ao céu, ao Criador: “o guardião da casa aqui virou depredador”

REFRÃO: Em nossa casa, fraternidade! Senhor, pedimos pela nossa conversão. Seja no campo ou na cidade, vamos guardar e cultivar a criação.

  1. Deus fez o universo e viu que tudo era bom, nenhum sinal de morte, de maldade ou servidão. E cheio de ternura, o Espírito soprou. O ser humano livre à sua imagem Deus criou.
  1. Ao longo da história o paraíso perdeu, optamos, gananciosos, por só ver o próprio “eu”. Das trevas do egoísmo, Cristo vem nos libertar. Na construção do Reino, Deus conosco quer contar.
  1. Jesus lá no deserto venceu toda tentação. O mal veio até Ele com destreza e sedução. Os dons que recebemos, o saber, a fé, o amor nos sirvam prá crescer e renunciar o mal que for.
  1. A Igreja servidora, sendo “luz e sal”, pregando a Boa Nova, a Ecologia Integral. No horizonte, o sonho de uma Nova Terra traz a esperança de uma Casa- Bioma da paz!

 

FAIXA 3- EU ORDENEI OS CÉUS E A TERRA

  1. Eu ordenei os céus e a terra em meio às águas. Formei a luz com a diversidade astral. Enchi de seres vivos ares, terra e águas os confiei à minha obra principal.

REFRÃO: Eis que te fiz à minha imagem e semelhança e confiei em tuas mãos a criação pra cultivares, guardares com consciência, não prá deixares sem sustento o teu irmão.

  1. Moldei prá ti um paraíso verde e puro, com rios, matas, lagos, campos, pantanais, caatingas, mangues, pampas, brejos e cerrados e povoei com toda espécie de animais.
  1. A terra geme e sofre as dores de um parto, os ares sofrem com tamanha poluição. A água luta prá chegar ao seu destino. O que tens feito em defesa do irmão?
  1. Eu quero o verde entoando salmos pela vida, sem fumaça de queimadas pelo ar, cantarolando, a água seiga o seu curso, gerando vida pela terra onde passar.
  1. Quando enfim a criação em grande festa, agradecida, o seu louvor me entoar não mais clamores, mas louvores, ó meu povo, quero ouvir brados de alegria, sem cessar.
  1. Então verei a humanidade redimida, nações e raças, povos, credos, um só louvor. Nas diferenças, tolerantes, convivendo. Não é utopia e nem sonho, é meu amor!

FAIXA 4 – E DEUS VIU QUE ERA BOM

  1. No princípio, nosso Deus criou o mundo: Terra e Céus, diversidade em dom fecundo (cf. Gn 1,1). Qual jardim numa perfeita harmonia (cf. Gn 2,8) foi moldado com feliz Sabedoria (cf. Sl 103,24)

REFRÃO: E Deus viu que era bom, e Deus viu que era bom (cf. Gn 1). Tudo quanto Ele criou é bom (cf. Gn 1,31). E nos chamou a cultivar e bem guardar a criação (Cf. Gn 2,15) os biomas defender e preservar: Fazer fraternidade neste chão.

  1. Amazônia, santuário deste mundo, machucada em seu seio tão fecundo. Mata Atlântica com tal diversidade, dizimada, empobrece a humanidade.
  1. Coração deste país Grande Cerrado, pelo fogo a pecuária degradado. A caatinga devastada e insustentável faz da terra um deserto inabitável
  1. Pelos Pampas onde a vida já receia: Tantos seres reduzidos a areia. Desta terra, nosso Édem – Pantanal. Maltratado por ganância sem igual.
  1. Povos todos com seus sonhos e culturas, tenham olhos para as gerações futuras: “Novos céus e nova terra” se apresentem, na esperança de atirudes que se assentem.
  1. Bendigamos ao Senhor, autor do mundo, que confere à criação amor profundo. Toda a terra, com os céus, cante também (cf. Sl 66,4) e que a vida cante claro o nosso Amém!

 

ORAÇÃO OFICIAL DA CF  2017

Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade

Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum

Cresça em nosso imenso Brasil

o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas

e da beleza e riqueza da criação

alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CF 2017 letra das quatro músicas inéditas, específicas do TEMA BIOMAS e oração oficial

  1. leni disse:

    muito obrigada. deus vos abençoe pela colaboração. abraços

    Curtir

  2. Germano disse:

    Obrigado, era isso mesmo que eu estava procurando.

    Curtir

Obrigado por seu comentário. Identifique-se para que exista interação com outros leitores

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s